Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Top 10 Agatha Christie

Pra quem me conhece sabe que não é segredo nenhum o meu interesse e meu gosto pelos livros da Rainha do Crime Agatha Christie. É simplesmente fantástico as histórias que esta mulher conseguiu criar, mas mais fantástico é forma como ela criou suas ideias. A partir de um dia simples, sentada no seu jardim, na varanda de sua casa, um comentário ou uma cena do dia-a-dia ela conseguiu criar cenas e crimes incríveis.
Pode parecer bobagem, mas não é qualquer um que consegue esta façanha, principalmente na época em que ela viveu. Além disso, a criação de um detetive peculiar como Hercule Poirot, foi na minha opinião, o que deu ainda mais sucesso aos seus romances. Só digo uma coisa: Ela merece o título de Rainha do Crime. Por isso, agora irei elencar os 10 livros dela que li e mais gostei, pode ser que para algumas pessoas a ordem não seja a mesma que eu colocar, mas como eu disse são os que eu mais gostei. Futuramente pretendo reler essas obras, pois algumas fazem muito tempo que eu li.
Deixo aqui minhas sugestões:

10º lugar:

Assassinato no Campo de Golfe
Sinopse:
"Aos campos de golfe normalmente se vai para praticar o esporte. Mas em um romance de Agatha Christie, a dama do crime, o gramado também pode se transformar no lugar onde acontece o assassinato de um jogador desavisado."
Opinião:
Este, na minha opinião não é um dos melhores, existem outros. Porém, eu coloquei ele entre os dez, pois foi o primeiro livro que eu li da Agatha e isso já muitos anos. E com este livro eu comecei a gostar da autora de de suas obras, então vale a pena ler. Além disso, é neste livro que o capitão Hastings, amigo de Hercule Poirot e que está em muitos livros ajudando o detetive, encontra a mulher da vida dele.

9º lugar:

Convite para um homicídio
Sinopse:
"De repente toda a vizinhaça lê nos jornais: Convite para um homicídio, Littee Paddock às 6:30h. Todos estão ansiosos para a brincadeira, mas são pegos de surpresa... ouvem um estalo e e então as luzes se apagam. Pensaram que a brincadeira já havia começado, até que um homem mascarado abre uma porta, atira, e morre de um jeito misterioso. Nesse livro, a autora une suspense, humor e mistério em mais esta aventura de Miss Marple, uma senhora miúda e frágil, que vai solucionar um estranho homicídio ocorrido no vilarejo de Chipping Cleghorn."
Opinião:
Diria que é fantástica a ideia de começar um crime como uma brincadeira. Este tipo de enredo acontece muito nas obras da autora. Eu gosto muito deste livro, ele me prendeu do inicio ao fim.

8º lugar:


O Misterioso Caso de Styles
Sinopse:
"O primeiro e um dos mais famosos mistérios solucionados por Hercule Poirot, o caso Styles começa quando uma aristocrata inglesa morre trancada em seu quarto, vítima de um aparente ataque cardíaco. A coisa ficaria por aí, não fosse a suspeita de envenenamento levantada pelo médico da família."
Opinião:
Este é o primeiro livro da autora, publicado em 1920 e é o primeiro em que aparece o peculiar e famoso detetive Hercule Poirot. Nesta obra, o detetive investiga a morte da senhora  Cavendish. Todos na casa, são suspeitos e tem motivos para isso. Por ser sua primeira obra, creio que a autora está de parabéns. Uma curiosidade é que a mesma só escreveu seu primeiro romance policial, porque foi desafiada por sua irmã.


7º lugar:


O Natal de Poirot
Sinopse:
"Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho."
Opinião:
Este é um dos tantos livros de Agatha que se enredo se passa em uma casa. Parece-me que a autora gostava muito desses ambientes fechados, acho que pra ela era mais fácil de detalhar. Nesta história, conta-se com a ajuda do famoso detetive Hercule Poirot para desvendar o crime, embora aparentemente ele aparece menos do que em outros livros da autora.

6º lugar: 


Aventura em Bagdá
Sinopse:
"Bagdá foi o cenário escolhido para uma conferência secreta entre os líderes das superpotências. Infelizmente, houve vazamento de informação e uma organização clandestina, instalada no Oriente Médio, está planejando sabotar esse encontro de cúpula. No meio dessa situação explosiva, aparece Victoria Jones, uma jovem que adoras a perspectiva de viver uma aventura. No entanto, ela vai ter muito mais do que buscava a partir do momento em que um agente ferido morre em seu quarto de hotel. Agora, se ao menos ela conseguisse decifrar o sentido das últimas palavras do rapaz: ... Lúcifer... Basrah... Lefarge..."
Opinião:
A personagem principal deste livro Victoria Jones me marcou bastante, acho que pelo fato de ela acabar se metendo em encrencas pela sua vontade de viver uma aventura. Gosto muito deste livro e seus mistérios e aventuras, sai um pouco fora romances policiais envolvendo os detetives principais criados por Agatha como Hercule Poirot e Miss Murple.

5º lugar: 

Por que Não Pediram a Evans?
Sinopse:
"Em Por que Não Pediram a Evans?, publicado originalmente em 1934, Agatha Christie põe em cena os espirituosos Lady Frances Derwent e Bobby Jones. Bobby, em meio a um jogo de golfe, encontra um homem moribundo, aparentemente caído de um penhasco. Dos lábios do estranho saem as inusitadas palavras que dão título ao livro e que lançam o casal de amigos numa investigação. Mal sabem os detetives amadores que sair indagando sobre a possível identidade de Evans e sobre o que não foi pedido a este e algo que colocará suas próprias vidas em perigo."
Opinião:
Este livro, de alguma forma me marcou muito, não sei porque, mas marcou. Toda vez que falo em Agatha Christie me vem o título Por que Não Pediram a Evans?. Ele realmente entretém o leitor e seus personagens são marcantes. E o que mais me prendeu neste livro é o porque do título e como está pequena frase se torna  importante no enredo. Este sem dúvida é um dos meus favoritos.

4º lugar:


Os Elefantes não Esquecem
Sinopse:
"Hercule Poirot parou no alto do penhasco. Neste cenário, uma mulher sofrera um trágico acidente, anos atrás. Algum tempo depois, mais uma tragédia: dois outros corpos foram descobertos - marido e mulher - mortos a tiros. Mas quem matou quem? Teria sido um pacto suicida? Um crime passional? Ou um assassinato a sangue-frio? Poirot embrenha-se no passado e descobre que "antigos pecados deixam marcas profundas"."
Opinião: 
Este, como qualquer outro dos livros da Agatha, é impressionante, na minha modesta opinião. Não tem como falar deste livro sem acabar abrindo o jogo sobre alguma parte do enredo, por isso leiam o livro e me diga o que acharam. 


3º lugar: 

A Casa Torta
Sinopse:
"O octogenário Aristide Leonides, dono de grande fortuna, é envenenado em sua mansão, onde vivia com toda a família — sua esposa, cinqüenta anos mais jovem, dois filhos, duas noras, três netos e uma cunhada. Qualquer um poderia tê-lo matado. O único motivo evidente é a fortuna deixada como herança. Mas parece pouco provável que alguém se dispusesse a sujar as mãos por causa do testamento de um velho em idade já tão avançada. Charles Hayward não tem como não se envolver na história: Sir Arthur Hayward, seu pai, é o comissário-assistente da Scotland Yard responsável pelo caso; e Sophia, com quem pretende se casar, é uma das netas da vítima. Portanto, Charles tem seus motivos para tentar solucionar o mistério."
Opinião:
Só existe uma palavra pra este livro: Chocante. Realmente a Agatha quis chocar seus leitores quando escreveu este livro e principalmente quando criou o culpado(a). Este também vale a posição de primeiro lugar pois os motivos do crime são tão.. nem tenho palavras. O enredo é forte e marca qualquer um que ler, é impressionante. Vale muito a pena ler este livro.

2º lugar:


O Caso dos Dez Negrinhos
Sinopse:
"Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitavél, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil."
Opinião:
Conhecido também pelo título E não sobrou nenhum, este livro é também surpreendente. A partir de uma trova infantil, a autora consegue criar crimes e suspeitos de forma espetacular. Não posso dar muito minha opinião, pois acabaria contando certos detalhes, mas é um livro que consegue apontar culpa em todos os personagens de certa forma, o que torna difícil saber quem é culpado e porque. Os personagens desse livro são surpreendentes, só não coloco ele em primeiro lugar porque de alguma forma a minha primeira opção me impressionou de tal maneira que não consigo jamais esquece-la. Este livro é incrível e vale muito a pena ler.

1º lugar:

Assassinato no Expresso do Oriente
Sinopse:
"Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve para o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabine, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime."
Opinião:
Pra quem leu este livro sabe o porque desta posição. Ele é emocionante e surpreendente, faz você ficar pensando e pensando sem nunca conseguir entender o por quê, até que chegue no final. Não consegui parar de ler até descobrir como as coisas aconteceram. Final é incrível!!


Foi muito doloroso ter que escolher dez, afinal existem outros que são fantásticos e que vale a pena ler. Em um outro momento quem sabe não elenco outros mais. Por agora fiquem com estes. 
Pra quem não leu e quiser ler existem estes livros em PDF no google. Pra quem já leu, o que acharam? Deem suas opiniões e elenque os seus dez livros preferidos da Rainha do Crime Agatha Christie.

Todas as Sinopses foram retiradas do site Skoob.

Ah, uma curiosidade, pra quem é fã ou gosta das obras da autora vão gostar do site Agatha Christie.


Pra quem fica: Um abraço e boa noite.









2 comentários:

  1. Muito interessante,adorei o post, aliás foi você quem me apresentou Agatha Christie :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH que bom que gostou!!!
      Verdade né!! Você precisa ler mais livros dela pra formar uma opinião!! E pra poder discutir comigo :)

      Bjs

      Excluir